terça-feira, 22 de julho de 2014

Administração



É o gerenciamento dos recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização. O administrador é o profissional responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento do dia a dia de uma empresa. Ele ajuda a definir, a analisar e a cumprir as metas da organização. Trabalha em praticamente todos os departamentos, nos quais gere recursos financeiros, materiais, humanos e mercadológicos. Conduz as relações entre a empresa e os empregados, participando dos processos de seleção, admissão e demissão de funcionários, e do relacionamento com os sindicatos de cada categoria. Implementa planos de carreira e programas de benefícios. Coordena, ainda, os recursos materiais da companhia, controlando a compra e a estocagem de matérias-primas e produtos finais. No setor financeiro, cuida de orçamentos e fluxo de caixa. Também se envolve com a publicidade e o marketing, na promoção de vendas dos produtos ou serviços.



FIQUE DE OLHO

O GIGANTE DA GRADUAÇÃO

Administração é a graduação mais ofertada no país – 1.822 instituições ministram o curso em todo o Brasil, em 2013, de acordo com o levantamento exclusivo do GUIA DO ESTUDANTE. O curso também é o primeiro em número de matrículas – 833.042 –, conforme o Censo da Educação Superior de 2012, do Ministério da Educação. Os números superlativos da Administração podem ser explicados, em parte, pelo caráter generalista do curso e pelo fato de o profissional ser um dos mais requisitados por empresas de todos os segmentos e de todos os portes.


MERCADO DE TRABALHO

O bacharelado em Administração é um dos cursos com o maior número de formandos a cada ano.
Isso dá uma ideia de quão concorrida é a área. "O mercado para o administrador segue as tendências de crescimento do país", diz Maria Campos Lage, coordenadora do curso do Mackenzie. "Neste momento, o país está em fase de expansão em algumas áreas, por conta dos grandes eventos internacionais programados e dos programas de governo." O administrador é procurado em todos os setores. Nas corporações, suas principais áreas de atuação são gestão financeira, recursos humanos e operações, planejamento estratégico e marketing, além de logística e vendas. "Existem ainda as funções emergentes, como gestão da inovação e gestão com foco em sustentabilidade", diz a coordenadora do Mackenzie. Abrir negócio próprio, como empreendedor, ou trabalhar em empresas de consultoria e auditoria são outras possibilidades. Sul e Sudeste têm as melhores oportunidades, mas há trabalho em todo o país. A maioria das empresas contrata o profissional ainda durante a graduação como trainee; muitos são efetivados depois de formados.

Salário inicial: R$ 2.100,00 (fonte: Conselho Federal de Administração). 


Curso

Em geral, os dois primeiros anos são ocupados com disciplinas básicas, como matemática, estatística, direito, sociologia, contabilidade e informática. No terceiro começam as matérias específicas, como logística, finanças, marketing e recursos humanos. O dia a dia do curso não se limita às aulas expositivas. 
O estudante cria e analisa casos fictícios e apresenta seminários. Algumas escolas exigem uma monografa de conclusão de curso, além do estágio supervisionado. Atenção: determinados cursos possuem um enfoque específico, caso de Ciências Imobiliárias, da UFMA; Logística, da Univali; e empreendedorismo da Fainam-SP e UFPR.

Duração média: quatro anos.

Outros nomes:
Ciên. imob.; empreended.; gestão de empr.; gestão e empreended.; Log.


O que você pode fazer

Administração de Empresas - Cuidar de todas as operações de uma empresa, desde a organização de seus recursos humanos, mercadológicos, materiais e financeiros até o desenvolvimento de estratégias de mercado

Administração Esportiva - Gerenciar times e equipes, promover competições e cuidar do marketing esportivo de uma associação. Em órgãos oficiais, definir políticas para o esporte.

Administração Financeira - Organizar e coordenar as atividades financeiras de um estabelecimento, lidando com patrimônio, capital de giro, análise de orçamentos e fluxo de caixa.

Administração Hoteleira - Gerenciar hotéis, pousadas e parques temáticos. Supervisionar o funcionamento do estabelecimento, seus serviços, sua manutenção, as reservas e a limpeza.

Administração Hospitalar - Gerenciar hospitais, prontos-socorros e empresas de convênio médico ou seguro-saúde.

Administração de Produção - Supervisionar o processo produtivo em indústrias, da análise, aquisição e estocagem da matéria-prima à qualidade e distribuição do produto final.

Administração Pública - Planejar, promover e gerenciar instituições públicas.

Administração de Recursos Humanos - Cuidar das relações entre funcionários e empresa, coordenando a seleção e a admissão, os planos de carreira e de salários, os programas de incentivo, de treinamento e de capacitação da mão de obra.

Administração Rural - Dirigir empresas rurais e agroindustriais, controlando o processo de produção, a distribuição e a comercialização de produtos.

Administração do Terceiro Setor - Planejar e coordenar as operações de ONGS, gerindo a captação de recursos e sua aplicação em projetos ambientais, educacionais, profissionalizantes ou comunitários.

Auditoria - Acompanhar a análise e os exames de documentos dos diversos setores de uma empresa ou organização.

Comércio Exterior - Administrar negociações de compra e venda com empresas do exterior.

Controladoria - Planejar e gerenciar o orçamento de uma empresa, fazendo o controle dos custos e a auditoria interna.

Empreendedorismo - Definir as estratégias de criação e direção de um negócio, avaliando as oportunidades, a concorrência e a gestão de recursos humanos.

Gestão Ambiental - Planejar e executar projetos para a preservação do meio ambiente.

Gestão de Qualidade - Otimizar os processos industriais e de venda ou compra de serviços ou mercadorias.

Logística - Implantar e administrar o fluxo produtivo de uma empresa, da compra e estocagem da matéria-prima à distribuição da mercadoria nos pontos de venda.

Marketing - Definir as estratégias de atuação de uma empresa, estudar as necessidades dos clientes, desenvolver produtos e serviços para atendê-los e planejar as vendas.

Peritagem - Elaborar exames periciais em assuntos relacionados ao dia a dia de uma empresa, como na administração financeira ou de recursos humanos.

Sistemas de informação - Gerenciar os sistemas de tecnologia de informação em uma empresa, atualizando seus equipamentos e programas necessários ao negócio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.