terça-feira, 22 de julho de 2014

Química



É a ciência que estuda a matéria, sua composição e suas propriedades. O químico analisa substâncias e compostos, identifica suas característicasfísico-químicas, como elasticidade ou toxicidade. Investiga como os compostos reagem às variações de pressão e temperatura, entre outros fatores. Em indústrias químicas, por exemplo, pesquisa novos materiais, supervisiona a produção e aplica testes de qualidade. Entre suas atribuições também estão a elaboração de projetos de instalações industriais e a manutenção de equipamentos.



Fique de olho

Várias opções para Química

Algumas faculdades oferecem habilitação específica, como química industrial, tecnológica ou ambiental. Outros cursos são voltados para um setor específico, como Alimentos ou Química Forense (química e toxicologia aplicada ao campo judicial). É o caso da UFPel e USP-São Carlos. Nos campi São Paulo, Ribeirão Preto e São Carlos, a USP oferece várias habilitações, com atribuições em biotecnologia, gestão de qualidade e química de materiais. A Unicamp oferece licenciatura integrada em química/física (veja mais no verbete Física).


Mercado de Trabalho

Os investimentos na indústria química brasileira têm potencial para criar mais de 2 milhões de empregos, segundo um estudo da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). “Setores emergentes como o do petróleo, de fontes renováveis de energia e nanotecnologia abrem perspectivas de ampliação do campo de trabalho”, diz Carla Maria Nunes Azevedo, coordenadora do bacharelado da PUCRS. O bacharel atua na indústria, em instituições de ensino e pesquisa, públicas ou privadas, e em órgãos públicos. O foco do licenciado é o magistério, mas ele também encontra ocupação em atividades como responsabilidade técnica, perícia, consultoria e serviços técnicos. As áreas de atuação são extremamente variadas: petroquímica, química fina, alimentos, papel e celulose, polímeros, materiais metálicos, fertilizantes, tintas, cosméticos, análise ambiental, tratamento de água, esgoto e saneamento, além de comercialização de produtos e equipamentos para a indústria química. Gestão da qualidade, gestão ambiental, empreendedorismo e técnicas e metodologias educacionais são especializações com boas oportunidades de trabalho. Para o licenciado, as oportunidades estão em todo o país, particularmente nas regiões menos desenvolvidas. Para o bacharel, o mais quente está nos polos industriais. 

Salário inicial: R$ 4.068,00 por 6 horas diárias (fonte: Sindicato dos Químicos e Engenheiros Químicos do Estado do Rio de Janeiro).


Curso

O bacharelado dá formação generalista nas quatro grandes áreas da química - orgânica, inorgânica, analítica e físico-química -, com aulas teóricas e em laboratório. A partir do terceiro ano, o aluno passa a estudar cinética química, química experimental, química ambiental, análise de solo e bioquímica. Quem faz licenciatura cursa, ainda, disciplinas pedagógicas. O estágio é obrigatório. 

Duração média: quatro anos.

Outros nomes: Ciên. (quím.); Ciência e Tecnologia (quím.); Ciências exatas (quím.); Ciências Naturais (quím.); educ. (ciên.: quím.); Quím. Amb.; Quím. com Atribuição Tecnol.; Quím. de Alim.; Quím. do petr.; Quím. forense; Quím. ind.; Quím. Tecnol.; Quím./fís. (quím.). 


O que você pode fazer

Ensino - Dar aulas nos ensinos fundamental e médio.

Pesquisa - Trabalhar em universidades, institutos de pesquisa, indústria e órgãos do governo.

Química ambiental - Desenvolver e acompanhar técnicas de tratamento de resíduos industriais.

Química forense - Realizar perícias e testes a partir de evidências, como impressão digital, para a solução de crimes.

Química industrial - Desenvolver produtos e tecnologias para a indústria. Gerenciar a linha de produção, coordenando a instalação e a manutenção de equipamentos.